segunda-feira, fevereiro 07, 2011

História do Meu Jeep Willys CJ5 1963


Só quem já teve Jeep e se dedicou a reformá-lo e equipá-lo sabe o quanto custa, e não estou me referindo somente a parte financeira, e sim ao custo no sentido mais amplo: tempo, paciência, pesquisa, etc., etc., etc. e também dinheiro, é claro!!! Mas depois de pronto, se é que algum Jeep pode ser considerado pronto um dia, temos a certeza de que cada etapa valeu a pena.


Minha primeira experiência desse porte foi com o meu segundo Jeep, um Jeep Willys CJ5 1963, adquirido em Guarulhos - São Paulo, em outubro de 2005, e, que os colecionadores de carros antigos me perdoem, em boas condições: pneus, rodas, motor BF-161 de 6 cilindros, filtro de ar a óleo, sistema elétrico com 6 Volts, dínamo, bancos originais e capota Pissoletro fixa.


Após toda documentação regularizada me tornei um feliz proprietário de um Jeep, pela segunda vez. Assim o glorioso bólido foi transportado de Guarulhos diretamente para WMK em Camaçari, oficina que aceitou encarar comigo a empreitada da reforma, isso porque o proprietário é meu amigo pessoal. Reformar Jeep, não sendo oficina especializada, não é qualquer um que topa, aguentar jeepeiro então... só se for do ramo ou muito amigo!!! O Wilson da WMK se enquadra no segundo caso.


Para resumir essa história, do dia em que o Jeep entrou na oficina até o dia em que ele saiu, com toda mecânica original, lá se foi um ano. Segundo o Wilson da WMK esse foi o seu recorde, ele nunca tinha levado tanto tempo na reforma de um carro. Bom para ele...


Depois de uma segunda, terceira, quarta, quinta,... etapas, algumas trilhas, muita lama, muitas dunas, experiências trocadas com a galera dos Terribles e muitas visitas e troca de informações com o Rodrigo e o Fonseca na Garra 4x4, o glorioso bólido evoluiu.


Hoje esse valente Jeep Willys 1963 está basicamente com a seguinte configuração:
- Motor original BF 161 de 06 cilindros com ignição eletrônica;
- Câmbio de 5 marchas (Chevette)
- Freio a disco nas 4 rodas;
- Freio de estacionamento independente nas rodas traseiras;
- Tanque de combustível traseiro de 55 litros;
- Calços de carroceria em poliuretano de 1 ½";
- Sto. Antônio e Gaiola;
- Toldo de verão;
- Suporte de estepe e galão;
- Galão de 20 lts;
- Jogo de rodas Mangels 16";
- Pneus Mud;
- Snorkel.


Para chegar nesse estágio, não posso deixar de lembrar do Naldo eletricista e músico (ou será músico e eletricista???), do Ivã Sato da Japauto e seu fiel escudeiro que atende pela alcunha de Abençoado, que colaboraram para o aperfeiçoamento do meu Jeep e, como não poderia ser diferente, ao longo dessa saga tornaram-se, além de prestadores de serviços pacientes, amigos.

Depois de toda essa trajetória, e lá se vai mais de 5 anos, uma pessoa normal poderia dizer: “Missão cumprida”. Mas como quem tem Jeep não pode ser considerado normal, nada mais normal dentro dessa anormalidade do que começar tudo de novo... Acomapanhem os próximos capítulos nesse Blog.


Abraços,
Mauricinho

30 comentários:

  1. Olá Mauricinho,seu blog esta muito bom

    bjs

    Sonia, sua esposa

    ResponderExcluir
  2. Sou testemunha da paixão do Mauricinho por essa coisa. Ainda quase de fraldas, soltou o freio de um, numa descida na rua Cajaíba, em São Paulo, que se não fosse um muro (eu acho) não teríamos mais um jeepeiro, na Bahia.
    Parabéns.
    Carlito (tio)

    ResponderExcluir
  3. Não apenas pelo veículo se reconhece um jeepeiro, mas, principalmente, pelas suas qualidades de companheirismo, alegria e solidariedade. Você, Mauricinho, é um grande exemplo disso. Se hoje os magníficos Willys são raros, raras também são estas virtudes atualmente. Portanto, precisamos preservá-las e cultuá-las sempre. Parabéns pelo blog.

    Gandhi (Terrible 4X4)

    ResponderExcluir
  4. Mauricio,

    Excelente trajetória , meus parabéns ! O amor e dedicação ao Jeep é algo que é dificil explicar , quem tem e trás da infância tem seu Jeep como um membro da familia.

    Seu empenho e dedicação ao Jeep é visivel sempre que conversamos.

    Parabéns pelo BLOG , ficou muito bacana.

    Abraços
    Rodrigo Fonseca

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Mauricio, isso tudo me faz sentir saudades do tempo que eu e meu pai reformamos 2 Jeeps ano 1957, que infelizmente, não tenho mais.
    Ainda bem que hoje, eu e o Gu, podemos curtir a nossa motoca, por essas paisagens maravilhosas de Itapira.
    Parabéns pelo blog.
    Anadir

    ResponderExcluir
  6. é meu amigo (ex-vizinho), quantas lembranças dos passeios no jeep do "seu" Clodo....muitas saudades heim ??
    parabéns pelo blog....muito bom....
    grande abraço

    pepa

    ResponderExcluir
  7. Oi Primo~~~
    Achei muito legal o seu blog.
    Mesmo porque~~~eu tb tenho muitas recordações de infância e adolescencia~~~dos passeios em família das aventuras vividas sob as 4rodas do nosso bom e velho Jeep.
    Lembra dele??? Sem capota em dia de tempestade de verão~~~ era lindoooo~~~kkkkk
    Parabéns~~~Bjos em vc e na Sônia

    ResponderExcluir
  8. Quem olha assim até pensa, que é um carro preparado para TRILHAS!!!!!!

    Abraços,

    Pulga

    ResponderExcluir
  9. Parabens Mauricinho! Pelo Green Devil e pela iniciativa de mostrá~lo. Sou testemunha de seu alto desempenho em trilhas e eventos dos Terribles

    Abs,
    Semieixo

    ResponderExcluir
  10. Eita, que love!!!
    Blog sobre a esposa tem jeito?

    Bela declaração de amor. Gostei.

    Gloria Nancy

    ResponderExcluir
  11. Olá Mauricinho ,

    Parabéns!!O seu blog , ficou super legal...qta paixão..??

    As esposas de jipeiros , deveria seguir o exemplo da Sonia, de dar mais apoio e inventivo...

    Como sempre digo aos meus clientes ,em determinado momento , o homem só entende um mulher depois que compra um jeep, pois os sentimentos que as mulheres tem gdo estam em uma loja de sapatos , são comparados aos nosso cliente jipeiros gdo vão a uma loja de acessórios para Jeep , a vontade é comprar tudo ..rs..rs..

    Por tantos mulheres vai a dica , para não perder os maridos , namorados e namoridos ,tente aceitar e compreender nossos amados jipeiros.

    Um gde abraço.

    Sandra Sousa
    Garra 4x4

    ResponderExcluir
  12. OLHA EU AQUI DE NOVO!!!!!!!!!
    ME DELICIANDO COM O SEU BLOG.
    BOM FIM DE SEMANA E SE ROLAR BOA TRILHA.
    UM GRANDE ABRAÇO DE SEU AMIGO
    FELIPPE (do PÃO)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Maurício pelo Blog ficou muito bom. Como vc disse " Quem é jeepeiro nunca termina o carro". Sugiro que no jeep devil blue, vc não esqueça de implementar o guarda-chuva na porta do carona( ao estilo RR PHANTOM). O do motorista não precisa , porque jeepeiro tem mais é que se molhar!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Mauricinho,
    Parabéns pela criação desse espaço para discutirmos sobre esta nossa paixão: JEEP WILLYS.
    JEEP só existe um. O nosso.

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante a história de seu jeep, e seu blog também está muito bom, parabéns

    Alberto

    ResponderExcluir
  16. Grande Mauricinho,

    Parabéns pelas viaturas e pelo Blog.
    Um grande amigo me disse que pessoas como nós possuem ferrugem nas veias.
    Recentemente adiquiri um CJ2 1948, tava da dar dó , parado a muito, com placas amarelas e todo colorido, quando a Dona Bete viu, fez as classicas perguntas: Prá que?, Tá vazando Óleo?, vc não vai colocar isto na garagem né?, como sou obediente a viatura está servindo de referência na porta da minha casa,(a casa do jeep verde),até que eu consiga a concorrida vaga no CTI da oficina .
    Em fim acho que o Velho Guerreiro acabou caindo na graça da patroa...rs

    Abs,
    Randolfo

    ResponderExcluir
  17. Parabens pelo Blog, depois de mais de trinta anos consegui adquirir meu tão esperado jeep 54 cara de cavalo, já namorava com esse jeep a muito tempo. fiz o possivel e adquiri. Célio Dantas- Caicó-RN

    ResponderExcluir
  18. Parabens pelo blog, gostaria de tirar uma duvida, freio independente na traseira dá prova nas trilhas?? sempre comentei com amigos jipeiros e eles davam risada da minha cara!!

    abraços

    ResponderExcluir
  19. Se suas rodas / pneus forem grandes a função de bloqueio fica prejudicada, mas se utilizar o conjunto original do Jeep tende a ficar melhor. Este sistema funcinava no Gurgel por ser um veículo leve com rodas e pneus menores que os utilizados normalmente nos Jeeps.

    ResponderExcluir
  20. Oi Mauricio, parabéns!! excelente blog. Comprei meio primeiro jeep agora ano 66. estou deixando ele todo original mas vou levar ele para a casa de praia e algumas lamas leves.... o que voce acha do pneu original? indica outro pra nao perder muita a originalidade?

    Valeu!!!

    Cássio Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio, vc pode optar pelo Wrangler da Goodyear 265x75x16" ou um BFGoodrich 31"x10,5"x16". Acho que ficará bom.

      Abs,
      Maurício Tadeu

      Excluir
  21. Olá
    Você poderia me dizer quanto mais ou menos custa para reformar um Willys? Meu tio tem um e eu queria compra-lo, pois é um jipe que tem um grande valor sentimental pra mim, mas queria saber quanto preciso separar pra reforma, pois o jipe está parado a um tempinho e a lataria está bem danificada.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  22. Victor,

    Isso depende muito de como vc pretende preparar seu Jeep e para que finalidade: passeios, trilhas leves, trilhas pesadas, etc. Para cada tipo de utilidade serão necessários equipamentos e custos diferentes...
    Pelo que parece o Jeep do seu tio vai precisar no mínimo de uma carroceria nova e uma boa revisão mecânica e elétrica. No caso da carroceria eu recomendaria uma de fibra, e quando for fazer a revisão não esqueça que uma direção hidráulica de Opala ou Omega e freios a disco (de preferência nas 4 rodas),isso é fundamental.
    Neste caso, para uma mão-de-obra especializada e materiais de qualidade, prepare-se gastar uns R$15.000,00, no mínimo. Mas tenha certeza que valerá a pena...

    Abs,
    Maurício Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta!

      Meu objetivo não é nem fazer trilha ou essas coisas, quero mais pela história que ele carrega. Mas tenho a intenção de deixa-lo original, sem mudar muita coisa.

      Meu tio tem um motor de opala (que ele me daria junto com o jipe), mas com o motor de opala e funcionaria normal a tração 4x4?

      Só mais uma pergunta: Você saberia me dizer aonde posso fazer esse serviço no Rio de Janeiro?

      Muito obrigado!

      Excluir
  23. Olá Victor,

    Com o motor de Opala não só a tração como a reduzida irão funcionar muito bem, assim como o Jeep vai ficar bem melhor com relação ao desempenho. Neste caso, como vc vai utilizar o Jeep para passeios, eu tb recomendaria a instalação do câmbio do Chevette de 5 marchas, que tornará o carro mais solto e econômico. O kit para esta modificação vc encontra na Deep Tec(www.deeptec4x4.com.br). Não esqueça tb da direção hidráulica e dos freios a disco.

    Infelizmente não conheço nenhuma oficina especializada no Rio, inclusive brevemente vou precisar conhecer pois a partir de Julho vou trabalhar aí, mas sei que tem um clube de Jeep chamado de Ilha Jeep Clube (www.ilhajeepclube.com), e tenho certeza que eles poderão te auxiliar nesta questão.

    Tinha uma oficina em São Paulo que me serviou de referência, a X4 Aventura, infelizmente eles suspenderam as atividades por um período indeterminado, mas o site ainda está no ar e pode ser consultado:www.x4aventura.com.br.

    Abs,
    Maurício Tadeu

    ResponderExcluir
  24. Não entendi vc pegou um Jeep maneiro e mexeu nele todo? Tava linda a pintura anterior... Bom parabêns de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  25. Olá,Maurício...meu nome é Lucas....tenho uma história um pouco parecida com a tua em relação ao willys....meu pai é militar e serviu muito tempo na fronteira do Brasil e sempre andou em willys lá pela transamazônica....também cresci envolto nessa áurea de jeep militar e também me tornei oficial do exército (AMAN-Resende -RJ)...sou de Salvador e até ano passado servia no Paraná, de onde eu trouxe um CJ5 todo original (motor, caixa, carroceria), porém ele estava com problemas de documentação e somente nessa semana consegui liberá-lo, sendo assim o jeepão ficou muito tempo parado. Tenho dinheiro para reformá-lo porém não tenho apoio (local, oficina, gente que pode trabalhar com isso). Não quero uma máquina para trilha e sim para dar uma volta final de semana. Peço, encarecidamente, algum contato aqui em Salvador para poder iniciar a reforma....Se possível, poderia me passar teu e-mail? O meu é lucaspio@hotmail.com . Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  26. Olá, primeiramente parabéns pelo blog! Estou iniciando uma reforma em um jeep 1963. A cor parece idêntica a do seu. Saberia me dizer se você tem a formulação e o nome deste azul?
    Grato desde já!

    ResponderExcluir