sexta-feira, fevereiro 11, 2011

DKW Candango


Esta postagem é devido a mensagem abaixo que meu amigo Gerson de São Paulo me enviou ao receber o link do meu Blog:
“Vai gostar de Jeep assim na .... Vc dorme com o escapamento dele?
Apesar de eu ter sido um dono de um velho jipe Candango, hoje eu quero andar é de sedan confortável. Sinal dos meus sessentinha que estão chegando daqui a dois dias.
Outro dia eu vi uma reportagem dos carros mais feios produzidos no Brasil. Não é que o meu Candango estava na lista. Motor 2 tempos da DKV, uma verdadeira bomba relógio. Ainda por cima o jipe era bicha. Era só marcar encontro com alguma menina e o desgraçado quebrava.”

Isso me fez render essa homenagem ao meu amigo, pelos seus 60 aninhos completados hoje, e ao velho Candango:
“Em 1958, quando na Alemanha o Munga recebia ainda modificações e ia se popularizando gradativamente, o Brasil viu nascer um novo jipe. A Vemag, que já lançara o automóvel e a perua DKW com o pipocante motor 1000 de dois tempos, trazia então esse novo veículo que seria logo batizado de Candango. Sem dúvida um nome tão feio quanto o do seu irmão europeu, mas necessário devido a problemas em relação ao pretendido Jipe, já legalmente registrado pela Willys, apesar da ortografia diferente - Jeep.
Numa alusão aos incansáveis trabalhadores que construíram Brasília - fortes e resistentes - o nome Candango ganhou forças e logo identificava o novo jipinho - como alguns ainda insistiam em chamá-lo , que além do estranho nome era inigualável em aparência e também em barulho.
De início, todos os modelos fabricados possuíam tração integral permanente. Após 1960, veículos com tração 4x2, dianteira, também foram fabricados visando uma performance em terrenos não-acidentados mais adequada. Possuindo o mesmo motor do Munga, o Candango recebeu no Brasil apenas uma modificação de vulto, que foi uma capota de aço e, posteriormente, a introdução de quatro portas. Além disso, no modelo 4x4, a reduzida podia ser engatada com o veículo em movimento.
Infelizmente, o feio-simpático Candango teve vida curta também no Brasil. Visando principalmente o mercado militar, a Vemag resolveu parar a fabricação deste veículo em 1964, após a negativa das Forças Armadas Brasileiras em adquirí-lo. Uma lacuna que ficaria preenchida apenas parcialmente pelo seu primo Willys-Ford, já que, proprietários, ex-proprietários e colecionadores juram solenemente que, os 4.400 Candangos produzidos no Brasil, mesmo aqueles que já morreram, jamais poderão ser substituídos. Nem mesmo pelo mais moderno veículo 4x4 da atualidade. Afinal, quem seria tão feio quanto ele e, ao mesmo tempo, tão bom?”
Essa matéria é da revista 4x4 & Pickup, ano II, nº 11, de 1984, na qual é feito um breve histórico do Candango.

Gersão,
Parabéns pelos sessentinha, muita Saúde, Paz, Prosperidade... Espero que o sedan não quebre com frequência e que sua mulher não saiba disso!!!

Abs,
Mauricinho

4 comentários:

  1. Sou apaixonado por um Candango DKW, na minha infância tivemos 2 deles, tenho muita vontade de comprar um, mas gostaria que fosso todo original. Se alguém souber de algum, favor entrar em contato.
    Falar com Silas (65) 3266.1979
    Obrigado

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  2. Um Dia você vai ter um Jeep !
    Meu Primeiro Jeep,um Candango em 1973 ?
    Depois em 1986,surgiu um Jeep Willis Overland,1953 ?
    Comprei-o,Fiquei um Tempo,cuidei muito bem e o Vendi ?
    Hoje Tenho Saudades ?
    Tião Veríssimo .

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  3. Um Dia você vai ter um Jeep !
    Meu Primeiro Jeep,um Candango em 1973 ?
    Depois em 1986,surgiu um Jeep Willis Overland,1953 ?
    Comprei-o,Fiquei um Tempo,cuidei muito bem e o Vendi ?
    Hoje Tenho Saudades ?
    Tião Veríssimo .

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  4. Veja anuncio de venda de Jipe DKW 58 4x4 original na OLX Rio de Janeiro

    http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/carros/jipe-dkw-1958-4x4-117914621?last=1&xtmc=jipe+dkw&xtnp=1&xtcr=2

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