sábado, março 31, 2012

Jeep Ford CJ5 1982, o Blue Devil – Capítulo 13


Após um longo e tenebroso verão com problemas de saúde provenientes de stress devido ao trabalho, problemas estes dos quais ainda estou em tratamento (talvez seja falta de trilha e lama!!!) e a pedido de vários fãs estou retomando o Blog... Desculpem a demora.


Tive vários colegas e amigos descendentes de japoneses, nisseis, sanseis, yonseis (daí para frente já não sei...), na grande maioria, muito inteligentes, dedicados, trabalhadores, perfeccionistas e desorganizados até a medula. O Ivã faz parte desta maioria. Isso aliado a problemas de saúde, que o afastou do trabalho cerca de 15 dias, atrasou ainda mais o cronograma que já estava, mais uma vez, atrasado.


Mas indo ao que interessa, o coletor de escape, turbina e escapamento foram instalados. Não tem como negar que o coletor de escape confeccionado artesanalmente pelo Ivã ficou espetacular, realmente uma obra prima.


Também tivemos que modificar o suporte de estepe/galão, pois os suportes dos galões ficaram encobrindo a lanterna traseira e tiveram que subir cerca de 200 mm.


Na parede corta fogo foi aplicada uma manta térmica, com a função de minimizar ou até mesmo eliminar a irradiação de calor provocada pelo motor e coletor de escapamento dentro do Jeep.


Giovani, o eletricista, também depois de um breve “desaparecimento” resolveu nos “honrar” com sua presença, acertar com o Ivã a ligação do Pandoo e finalmente ocorreu o “first fire” do modernizado motor OHC-Ti. Ou seja, o Blue Devil deu seu primeiro ronco!!!


Agora é só terminar a montagem e finalizar a parte elétrica... Espero que tudo esteja concluído e testado antes dia 21 de Abril, quando se dará a VII Trilha de Aniversário do Clube Terrible 4x4, embora o aniversário do clube seja 4/Abri (4/4), Dia do Jipeiro. Jeep VII décadas, Terrible 4x4 VII anos e a caminho das VII décadas...

Segue o link do "first fire" do Blue devil, filmado pelo amigo e também sócio do clube Terrible 4x4, David Lee, o Japa Voador: http://www.youtube.com/watch?v=-0DzzSMdJLk&feature=g-upl&context=G273b017AUAAAAAAAAAA

NOTA: Durante a exibição do vídeo foi notado um vazamento de óleo. Não se espantem, lembro que vazamento durante teste não é vazamento, faz parte dos ajustes previstos e controláveis... Mesmo assim se continuar vazando depois de pronto ainda tem a desculpa de que Jeep que é Jeep não vaza, demarca território!!!

Abs,
Mauricinho

6 comentários:

  1. Parabéns e siga em frente! Vale muito a pena! abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bahhh tahh ficando show!!! só umas duvidas.. que motor é esse? que pressão vai usar? e outra coisa... a gaiola, como vc fixou ela na fibra? pois sei que a fibra da fiber 4x4 é diferente da original!!! um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Leonardo,
    O motor é o OHC original 4 cilindros, com sistema de injeção do Fusion/Focus, turbina da Ranger 2.5 gasolina com 0.8 Bar e módulo programável da Pandoo.
    A gaiola foi fornecida pela Maceral, própria para carroceria de fibra da Fiber 4x4, mesmo assim vamos instalar umas "contrasapatas" a fim de fazer um tipo de sanduiche com a fibra paras melhor fixação. Abs, Mauricinho

    ResponderExcluir