quarta-feira, junho 13, 2012

Jeep Ford CJ5 1982, o Blue Devil – Capítulo 14


Parte elétrica finalizada, módulo programável definitivamente instalado, porém na hora do teste final tivemos alguns problemas no ajuste fino do módulo. O que, de certa forma, eu já esperava. 


Este fato me fez levar o Blue Devil para um especialista. Durante um rápido diagnóstico foram notados alguns itens que estavam fora do mínimo necessário para o funcionamento de um motor OHC modernizado com injeção multiponto e turbinado: bobina, velas de ignição e bomba de combustível deverão ser substituídas por peças compatíveis com a nova configuração do motor; deverá ser acrescentado um injetor suplementar na entrada do coletor de admissão; a tubulação de alimentação da turbina será toda em aço inox e mangueiras de alta performance e finalmente o módulo deverá ser configurado, inclusive para o motor passar a ser bi-combustível, ou seja poderá funcionar com álcool ou gasolina. Isso deverá levar mais uns 10 dias.


Após isso deveremos partir para os ajustes finais: instalação do cabo do freio de estacionamento traseiro (o freio de estacionamento dianteiro é hidráulico), vaso de expansão, alinhamento, balanceamento, retoques e “perfumarias” em geral... 


Nota: A pedido do próprio especialista que irá ajustar e afinar o motor do Blue Devil, eu não poderei revelar seu nome, pois hoje ele atua em outra área e está executando este trabalho para mim excepcionalmente.


 
Abs,
       Mauricinho